top of page
  • Foto do escritorMiguel Gonçalves

O poder da Transformação Digital no SUCESSO da sua empresa

Atualizado: 4 de jan. de 2023

Para entender as implicações das transformações digitais que estão a ocorrer atualmente nas empresas, é importante perceber o que significam.


O mundo mudou e a pandemia só precipitou o inevitável, o uso das tecnologias digitais e a forma estratégica com que aceleram as transações nas empresas, desde os seus processos internos até aos seus modelos de negócios, e são uma constante realidade!


A tecnologia impulsiona os negócios e deve ser vista como estratégia que pode obrigar a reinventar a forma de trabalhar. Mas se entender o seu negócio, e a forma de ganhar dinheiro, de uma nova perspetiva pode ser excitante, é entendido que também traz resistência e os “ses” habituais da novidade. Aqui não deve haver medo de avançar! As pequenas mudanças internas além de facilitadoras do trabalho que já existe (não vai inventar nada novo), irão ter em mente uma dinâmica completamente focada no cliente.




Podemos então dizer que, não é só uma questão de competitividade, mas como condição essencial para permanecer no mercado.



O que mudou?


Simplificando, a transformação digital combina o crescimento dos processos de trabalho com o uso da tecnologia para torná-los mais eficientes e estratégicos e:


  • Melhorar a colaboração dentro e entre organizações.

  • Melhorar a comunicação e o apoio ao seu cliente

  • Simplificar tarefas rotineiras e poupar-lhe tempo

  • Garantir sistemas mais eficientes

  • Melhor qualidade de serviços



Deixo aqui algumas áreas de impacto:






Os clientes serão cada vez mais exigentes:



Com a transformação digital estão a ser criadas novas formas de abordar os clientes, criar para eles experiências, reuniões que antes eram presenciais, agora serão cada vez mais em formato virtual.


São os clientes que tem o poder de decisão, cabe às empresas perceber o que pode tornar o produto/serviço mais atraente!




Bill Gates, cofundador da Microsoft já tinha dito “Nos próximos dois ou três anos, prevejo que a maioria das reuniões virtuais se moverá das imagens de câmaras 2D para o metaverso, um espaço 3D com avatares digitais. O Facebook e a Microsoft recentemente revelaram suas visões para isso, o que deu à maioria das pessoas a primeira ideia de como será”, escreveu.



Cloud computing como alavanca das empresas:



A informação das empresas e seus conteúdos passarão a existir num ambiente Cloud de forma a assegurar que possam estar acessíveis em qualquer parte do mundo pelos colaboradores da empresa.



Quais as vantagens de utilizar a cloud nos negócios?


  • Aumento da flexibilidade

  • Facilita o acesso aos recursos

  • Armazenamento e processamento de dados on demand

  • Redução de gastos com hardware e infraestrutura

  • Garante um trabalho eficiente por equipes remotas

  • Armazenar grandes quantidades de dados


Isto também permite ter soluções mais seguras, mais eficientes, reduzindo custos e aumentando a produtividade.






Cyber Security ou Ciber-segurança:



À medida que avançarmos com novas soluções digitais, irão aumentar também os ciberataques e será necessário investir em soluções de proteção.


Uma empresa ou negócio que não se preocupe com a sua segurança online (dos seus dados internos, processos e dados de terceiros) e não defina uma estrutura que priorize e atue nessa área, pode, não só, perder vantagem sobre a concorrência, como também ter de assumir riscos comprometedores sobre as suas atividades críticas, chegando a casos extremos de encerramento.



Segundo um relatório do Fórum Económico Europeu, nos primeiros meses da pandemia de COVID-19, os ataques de “phishing” multiplicaram-se por sete. O relatório revela também que 82% das violações de dados envolverem um elemento humano, o que está ligado à falta de consciência sobre a cibersegurança por parte de alguns trabalhadores e utilizadores.



Impacto nos colaboradores das empresas:



As mudanças também serão nos colaboradores das empresas.


A transformação digital tem um impacto grande nos profissionais e desde logo deve ficar claro as vantagens da mudança e porque é necessária.


O trabalho mais flexível abrirá portas a mais liberdade, à inovação e criatividade de cada um.


Se o aumento da produtividade for uma realidade, a satisfação dos colaboradores também!




Pode parecer que estou aqui a falar de futuro, mas na realidade isto já está a acontecer! Então entenda que mudanças deve fazer já.




Estou certo de que antes de fazer mudanças nas empresas, é preciso mudar para uma mentalidade digital.



Assim, a transformação digital não é apenas fazer pequenas melhorias incrementais à medida que novas tecnologias se tornam disponíveis, mas mudar radicalmente a forma como as coisas são feitas, facilitadas por novas metodologias e pelas tecnologias digitais que tornam isso possível.


Existem duas opções, continuar com um processo manual repetitivo ou um digital automatizado.




Fica o conselho, adote a inovação e ouse correr riscos!



----------------------



A Brasfone é o parceiro Vodafone líder a nível de Transformação Digital, e que nesse sentido temos consultores abertos a discutir todas estas questões inerentes às empresas, com análise e soluções adaptadas a cada negócio e sector.

14 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page