top of page
  • Foto do escritorFábio Igor

Smart waste – Gestão de resíduos

Atualizado: 4 de jan. de 2023

O que é?

O Smart Waste é um produto direcionado para as empresas de recolha de resíduos e tem como principal objetivo a otimização de rotas, evitando custos desnecessários na recolha de lixo. Essa otimização é feita através de sistemas de IoT, sensores que são instalados nos contentores de lixo. Esses sensores irão fazer a medição, seja por peso ou volume, do nível de enchimento dos depósitos. Quando os níveis de enchimento dos contentores do lixo atingem acima de 70%, são enviados alertas, e é definido um plano de rotas de recolha dos resíduos desses contentores para as viaturas, permitindo assim, que sejam recolhidos os lixos dos contentores que estão cheios, evitando deslocações desnecessárias.


Mais Valias da Solução

De momento existem 3 players com soluções de IoT, também com sensores. Porém, esta solução é a única que transmite por narrowband de IoT, o que neste caso permite ter sistemas autónomos, que têm bateria sem necessidade de alimentação elétrica. Como utiliza, a nível de comunicação, a tecnologia narrowband de IoT, essas baterias têm um tempo de vida de cerca de 10 anos, sem ser necessário carregar. Neste caso é uma tecnologia de baixo consumo energético e que permite assim fazer essa diferenciação, pois o custo do componente de IoT acaba por ser mais reduzido por não ser necessária essa troca de baterias.

Outra das mais valias deste sistema, é que permite um software próprio, ou seja, ele está preparado para fazer integração com todas as plataformas existentes de gestão de resíduos, que acaba por ser uma preferência para as empresas gestoras, uma vez que normalmente primam por manter o seu software e dessa forma esses dados são enviados diretamente para os seus próprios programas.




Principais desafios do sector

É certo que esta solução é muito especifica para um determinado setor de atividade, ou para empresas municipais que têm a responsabilidade de gestão dos resíduos, neste caso, ou então para Câmaras Municipais que têm esse encargo.

As motivações que levam as empresas gestoras (sejam privadas ou estatais) a adquirir este tipo de solução são as mesmas. Buscam por uma eficiência de processos e de utilização de recursos, otimizando assim os custos, com reduções diretas naquilo que é a gestão da rota. Estes custos de frota representam a maior parte do “bolo” de custos na parte da recolha de resíduos.

Depois, o outro ponto de motivação tem a ver com a própria estratégia relacionada com as Smart Cities. É uma área onde estamos a apostar fortemente, e onde há um grande destaque para tudo relacionado ao IoT , com a automatização de processos e com o acesso à informação em tempo real. Dessa forma é possível conseguir definir processos ainda mais eficientes a curto medio prazo.

É uma “tendência” a seguir para as cidades que querem chamar mais pessoas para viver e trabalhar nelas.

Para alem disso, outro dos pontos fortes da solução, tem a ver com os apoios que as próprias Câmaras e empresas municipais têm atualmente para investimento em modernização e Smart Cities solutions.


Retorno da Solução

Falando caso a caso, é obvio que o retorno que esta solução pode trazer está ligada com o nível de otimização atual que existe na empresa, porque já existem algumas formas, já há algum tempo, de melhorar esses pontos. Nesse caso, é feito junto da empresa e município, um plano de taxa de retorno, para definir um ROI mais detalhado em função de cada cliente.

Consideramos que daquilo que é o nosso serviço e o componente na nossa solução, 70% da proposta de valor da solução aposta na consultoria prestada, pois é essa análise prévia que permite adequar realmente a solução ao desafio apresentado.


Assim, o Smart Waste torna-se uma mais valia para os processos de otimização de recolha de resíduos. Para mais informações sobre a solução, agende connosco uma desmonstração interativa.

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page