O Vodafone Safe Net Access é uma Solução de cibersegurança da Vodafone. Este assunto da cibersegurança tem vindo cada vez mais à tona pela situação frágil que encontrámos as nossas redes, perante uma pandemia que obrigou a mudar a forma de trabalho.
Sem preparação prévia, vimo-nos expostos a roubos de informação e captação de dados sensíveis, em grandes empresas nacionais que fizeram manchete em vários jornais.
Uma solução de cibersegurança, como a Vodafone Safe Net Access, tende a proteger a nossa empresa exatamente disso: permite disponibilizar acesso à Internet, de forma segura nas instalações principais, com a possibilidade de ter redes wireless segmentadas, mas igualmente seguras. E assim é possível também aceder a uma rede protegida derivada da primeira (VPN), mas a partir de qualquer sítio, e conseguindo ter acesso ás informações como se estivéssemos no escritório, entrando na rede de uma forma privada e segura – fechada a intrusos.
“Mas os computadores da minha empresa já têm antivírus instalado, que protege contra vírus e ameaças da internet!”
Um antivírus é um software que protege os equipamentos de diversas ameaças cibernéticas, mas muito incompleto em relação a uma solução profissional desenhada para cibersegurança.
Comparativamente ao antivírus, na solução de cibersegurança existe:
· Segurança das redes da empresa e não só dos PC’s.
· Consistência das configurações para toda a rede (não depende do endpoint)
· Impossibilidade de o colaborador desabilitar as políticas de segurança, definidas pela empresa.
Além disso tem uma vertente de gestão de recursos que os antivírus não têm:
· Gestão de tráfego aplicacional, para visualização das aplicações mais usadas na rede e perceção das aplicações que estão a consumir mais recursos de Internet.
· Gestão da largura de banda, para determinar e alocar largura estável a processos mais críticos bem como gerir a largura que as aplicações não empresarias podem utilizar. Garantindo também que os acessos à Internet feitos nas instalações são tendencialmente a aplicações de e para o negócio.
· Gestão de Redes guest, segmentadas da rede corporativa, para que não drenem a principal.
· Disponibilização de acessos remotos seguros à infraestrutura da empresa, para fins de teletrabalho por exemplo, disponibilizando essa opção e vantagem a empregados por um lado, com possibilidade de monitorizar os utilizadores e as suas ligações por outro.
· Dashboard de visualização destes dados de forma organizada.
o Gestão de ativos ligados
o Verificação da largura de banda consumida em tempo real
Esta é uma solução que tem a vantagem de ser fornecida pelo operador de telecomunicações, que sendo gerida em conjunto com a solução de internet poupa entendimento com uma empresa de informática. É uma Solução que funciona inteiramente nas instalações do cliente, mas que é atualizada remotamente através da Cloud, o que poupa tempo e custos em recursos e processos do IT.
Assim, O conhecimento sobre estas soluções e da forma como funcionam contribui para um aumento de consciência do nível de exposição de todas as empresas e da possibilidade de serem alvo de ataques, mais cedo ou mais tarde.
O impacto de um ataque informático poderá mesmo causar a paragem da atividade da empresa pela apreensão de Informação confidencial, que poderá ficar comprometida. O Vodafone Safe Net Acess é a proposta da Vodafone para ajudar a combater essas ameaças de forma pronta e efetiva.
Leia outros artigos no blog sobre cibersegurança.
Comments