top of page
  • Foto do escritorBrasfone

Domótica: Os benefícios de automatizar os aparelhos multimédia

Já se imaginou a poder controlar através do seu smartphone todos os aparelhos eletrónicos de sua casa? Que vantagens lhe dará ao seu bem-estar?





Com este artigo ficará a saber um pouco mais das vantagens que terá com este sofisticado sistema – a domótica.

Domótica: o conceito

A domótica abrange um o conjunto de técnicas orientadas para automatizar a sua casa mediante um sistema de integração tecnológica nos sistemas de segurança, bem-estar, gestão da energia e das comunicações. Esta tecnologia permite um controlo total e absoluto dos seus aparelhos elétronicos através de um ecrã de um telemóvel ou tablet.

Além disto, a domótica adapta-se a si e às suas necessidades.

Vantagens da domótica

  • Poupança de eletricidade: Podem ser usados diferentes dispositicos para que se liguem ou apaguem quando necessário, o que nos permite poupar na luz, gás e ainda na água.

  • Segurança: a Domótica pode detectar fugas de gás, incêndios ou até a presença de intrusos É de facto um extra à sua tranquilidade e da sua familia.

  • Bem-estar: o sistema inteligentes permite-lhe criar uma atmosfera agradável mediante o controlo de elementos como a temperatura ou a luminosidade.

  • Comunicação: pode estar em constante comunicação com a sua casa.

  • Comodidade: Sistema muito fácil e intuitivo de usar.

  • Teleassistência a idosos ou doentes: monitoriza o seu ritmo diário para criar um perfil de utilizador de forma a facilitar as nossas tarefas.

Como se pode aplicar a domótica aos sistemas multimedia?

Cada vez consumimos mais conteúdo audiovisual no nosso tempo de lazer e descanso. Desta forma, a música é uma parte vital da vida das pessoas, já que marca o ritmo do nosso dia a dia. A domótica pretende assim, melhorar o nosso dia a dia e convertê-lo em inteligente.

Existem empresas que desenvolveram sistemas integrados para controlar todos os dispositivos de aúdio e video das diferentes divisões da casa ou do trabalho.

Estes dispositivos podem ser tanto de video (televisão, reprodutor de DVD, cinema em casa) como de aúdio (Hi-fi).

Por isso, são aplicados os sistemas centralizados e ecrãs tactéis para que se possa distribuir o aúdio e video pelas salas mediante os sistemas de controlo remoto como comandos à distância, tablet ou smartphone.

Caracteristicas

  1. Controlo remoto: Não é necessário estar em casa para poder controlar o seu sistema multimédia.

  2. Protocolo internacional KNX: trata-se de um sistema mundial com um standard que permite o controlo de casas e edifícios.

KNX – Protocolo internacional

Um dos problemas mais usuais dos dispositivos é que necessitam de uma linguagem comum para funcionar com conjunto com os restantes. No entanto, este sistema KNX elimina os problemas que apresentam dispositivos isolados mediante um standard.

O mais notável do KNX é que é independente das aplicações e dos fabricantes, assim como a sua grande experiência no sector e nos sistemas processadores. O seu funcionamento é muito simples:

  • É possível a existência de um intercâmbio de comunicação entre dispositivos mediante o meio de transmissão KNX (rádio frequência, IP/ethernet), sobre os dispositivos que se conectam.

  • Os dispositivos podem ser sensoriais, usados para o controlo do equipamento de gestão de edificios em todas as aplicações possiveis como o aúdio e o video.

  • Todas as funções podem ser controladas, sinalizadas e supervisionadas através de um sistema uniforme.

Benefícios

Existem algumas vantagems oferecidas pelo protocolo internacional KNW, tais como:

  1. Reprodução automática de uma canção, lista de reprodução ou filme segundo o seu estado de ânimo.

  2. Eleger as canções que toquem em cada divisão da casa.

  3. Gerir os aparelhos multimédia segundo as necessidades de casa um.

Principais “modos” da domótica

  • Modo despertador – pode acordar com a sua canção favorita.

  • Modo relax: – cria um ambiente relaxado programado préviamente mediante o controlo da música, bem como da iluminação ou temperatura.

  • Modo alarme – integração do aúdio ao alarme de deteção de intrusos ou outros alertas.

  • Modo segurança – conexão ao sistema multimédia para a deteção de intrusos ativando a música, com o máximo volume, e contactando imediatamente com o proprietário.

  • Automatização – Criação de cenários e ambientes de maneira automática com uma seleção prévia e adaptada aos nossos gostos.

Como pode confirmar neste artigo, mostrámos como é possível domotizar os aparelhos multimédia do seu lar, já que é algo realmente muito útil e variado para o dia a dia. Se desejar realmente transformar o seu lar numa casa inteligente, já sabe: o investimento inicial irá compensar, e muito! Não apenas poupa tempo, como dinheiro.

fonte: Selectra

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page